quarta-feira, 16 de janeiro de 2013


Dispositivo para higiene brônquica

Flutter e Shaker

Indicação: pacientes hipersecretivos

Benefícios:

  • Produz vibrações na caixa torácica;
  • Mobiliza as secreções;
  • Facilita a expectoração;
  • Reduz a dispnéia (falta de ar);
  • Auxilia na prevenção de doenças bronco-pulmonares;
  • Restabelece as funções pulmonares;
  • "Drug free";
  • Resultados imediatos
.Shaker é um pequeno cachimbo semelhante ao flutter muito usado na fisioterapia cardiorrespiratória, usado como incentivador para eliminar secreções. O uso do Shaker na fisioterapia são principalmente para promover a higiene brônquica em situações onde há acúmulo de secreção pulmonar e ajudar a diminuir a dispnéia (falta de ar) além de auxilia também em pré e pós-operatórios. O shaker é contraindicado para pacientes com pneumotórax e portadores de complicações cardiovasculares graves, devem usá-lo somente após autorização de um médico O Shaker tem a mesma finalidade e descrição mais e de fabricação nacional e mais barato , algums estudos relatam que o flutter é mais eficaz.
O Flutter é uma aparelho ao semelhante ao shaker é um cachimbo, composto de uma esfera de metal de alta densidade que repousa em um cone de plástico circular e uma tampa com vários orifícios. Essa esfera de metal oferece uma resistência ao ar expirado, abrindo e fechando a passagem de ar, promovendo uma pressão positiva expiratória (em torno de 5 a 35 cmH2O), uma vibração oscilatória da parede brônquica (8 a 26 Hz), além de uma aceleração intermitente do fluxo expiratório. A mudança da freqüência de oscilação, depende do fluxo aéreo expiratório e da angulação que o instrumento é utilizado (Scanlan e cols, 2000).

A eficácia do Flutter em comparação a fisioterapia convencional na limpeza das vias aéreas foi estudada por Konstan e cols (1999) e por Gordon e cols (1999), e foi demonstrado que o Flutter pode ser tão efetivo quanto a fisioterapia respiratória convencional no tratamento dos pacientes com fibrose cística. Segundo Konstan e cols além da efetividade na remoção das secreções, essa técnica pode promover uma maior independência no tratamento diário desses pacientes, podendo melhorar a aderência dos pacientes com a fisioterapia respiratória.






Flutter 

Shaker 



4 comentários: